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7 benefícios da tecnologia para a gestão de empresas

Administrar uma empresa requer dados que, muitas vezes, necessitam um tratamento adequado para que possam ser usados de forma eficiente. A tecnologia da informação (TI) é uma aliada para quem quer melhorar os processos de gestão de empresas de qualquer porte.

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Um investimento em TI, em infraestrutura ou em sistemas, é muito importante na gestão de empresas tanto para apenas organizar a rotina de trabalho quanto para alçar voos mais altos e longos, melhorando a comunicação, o relacionamento com os clientes e até a segurança e a disponibilidade das informações. Confira em que áreas a TI pode beneficiar a sua empresa:

1. Infraestrutura

Uma boa infraestrutura de TI ajuda a equipe a ser mais eficiente. Lembre-se: um funcionário depende dos recursos e sistemas que utiliza no dia a dia. É fundamental, portanto, que o hardware e os softwares da empresa sejam adequados às suas necessidades para que as atendam da melhor forma.

2. Otimização de processos

Além da infraestrutura, é preciso, de tempos em tempos, reavaliar os processos de trabalho e, na medida do possível, simplificá-los. As ferramentas de TI ajudam a empresa a atingir seus objetivos estratégicos com uma operação mais eficiente.

3. Disponibilidade de sistemas e informações

Com os processos otimizados, fica mais fácil ter acesso às informações da empresa sempre que necessário, de qualquer lugar. E isso pode ser crítico para o negócio.

4. Produtividade

Depois de otimizar os processos, automatizá-los substitui os controles manuais. Assim, a manipulação de dados (como o arquivamento e a busca) é padronizada — reduzindo o retrabalho, ajudando a ganhar tempo e aumentando a qualidade —, tornando a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.

5. Comunicação

Comunicação é algo imprescindível em qualquer negócio. Interna (entre funcionários) e externamente (com clientes e parceiros), é fundamental ter bons serviços de e-mail, mensagens instantâneas e telefonia.

Uma boa comunicação interna melhora o ambiente de trabalho e a produtividade, pois funcionários bem informados envolvem-se com os objetivos da empresa.

6. Relacionamento com clientes

Com a ajuda da TI, é possível organizar um banco de dados para oferecer atendimento personalizado a clientes e prospects e estabelecer, assim, um relacionamento mais duradouro. Além disso, a empresa ganha visibilidade graças ao marketing boca a boca.

7. Segurança da informação

Quando a empresa tem boa infraestrutura de TI, com sistemas e informações disponíveis, processos automatizados, produtividade em alta, comunicação eficiente e relacionamento de qualidade com os clientes, a proteção de dados torna-se fundamental para garantir sua integridade, confidencialidade, autenticidade e confiabilidade. É essencial programar backups periódicos para que as informações sejam recuperadas em alguma eventualidade.

Ao definir a estratégia de TI a ser adotada na gestão de empresas, é preciso considerar as reais necessidades do negócio, bem como a cultura e a estrutura organizacionais. Paralelamente, é preciso acompanhar as mudanças tecnológicas e manter-se aberto a adaptar-se às necessidades, algo essencial nos níveis estratégico, tático e operacional do negócio.

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